História

Foi no ano de 1974, no mês de Setembro, que um grupo de alunos do então Liceu Nacional de Oeiras, cria o núcleo de Voleibol. 

Embora já se praticasse voleibol nas actividades circum-escolares, é a partir desta data que se inicia uma prática regular e organizada da modalidade. Nesse ano, o núcleo filia-se na Federação Portuguesa de Voleibol, sob a designação de Associação dos Antigos e Actuais Alunos do Liceu Nacional de Oeiras (A.A.A.A.L.N.O.). 

Neste ano o núcleo participa nas provas organizadas pela FPV com cerca de 44 jogadores, distribuídos pelas equipas masculinas e femininas das categorias de Iniciados e Juvenis. 

Para o primeiro ano de participação, conseguiram-se excelentes resultados, como o 1º lugar da equipa de Juvenis Femininos e o 2º lugar da equipa de Iniciados Masculinos, no campeonato regional e o 2º lugar no campeonato nacional de Juvenis Femininos. 

Na época de 1976/77 o A.A.A.A.L.N.O. passa a designar-se Grupo Desportivo do Liceu Nacional de Oeiras (G.D.L.N.O.). 

Nesta época há uma profunda alteração nas estruturas do núcleo. 

É adoptada uma organização caracterizada principalmente pela responsabilização de todos os elementos, subdividindo-se as tarefas e criando-se grupos de trabalho orientados por uma comissão coordenadora composta por um elemento de cada grupo de trabalho.

Inicia-se uma campanha de dinamização do Voleibol na zona, coroada com a organização do torneio interno do Liceu Nacional de Oeiras onde participaram cerca de 400 alunos e com a campanha das praias de Santo Amaro e Carcavelos. 

Na época seguinte (77/78), o núcleo passa a denominar-se Núcleo de Voleibol do Liceu Nacional Sebastião e Silva (N.V.L.N.S.S.). Apesar de forte oposição dos professores de Educação Física do Liceu, o Clube continua a orientação da época anterior, procurando continuar a dinamizar o Voleibol na zona, bem como o alargamento do sector federado a todos os que desejassem. 

Nas épocas que se seguem o N.V.L.N.S.S., seguindo a orientação e objectivos das épocas anteriores e ultrapassando muitos e difíceis obstáculos, conseguiu impor-se no Voleibol Nacional, através, não só, do elevado número de jovens a quem permitiu a prática desportiva, mas também, dos excelentes resultados competitivos que as suas equipas iam obtendo. 

É de realçar o facto de, por exemplo, na época de 81/82, ter sido o clube da zona sul do país com um maior número de atletas federados e o terceiro a nível nacional (138 atletas). 

Em Setembro de 1982, o trabalho deste núcleo foi reconhecido pela Câmara Municipal de Oeiras (CMO) a um outro nível concedendo em direito de superfície (durante 51 anos) o terreno onde se construiu a sede social, um primeiro marco na vida social e desportiva do clube. Em 1997 fez-se a construção de um campo de areia com bancadas com apoio da CMO.

Depois de um começo caracterizado pela recreação pura, o clube começa a formar treinadores e jogadores e a ganhar reputação pela qualidade da sua política de formação, tornando-se num dos maiores pólos da área sul do país em número de praticantes. Dos títulos conquistados destacam-se 4 títulos nacionais descritos em baixo e dezenas de títulos regionais. O clube tem fornecido com alguma regularidade atletas para as selecções nacionais jovens e servindo de “viveiro” para alguns dos principais clubes nacionais. 

De destacar duas presenças na I Divisão durante uma época de equipas femininas do CVO em 1995/96 e 2010/11.

Actualmente o CVO tem 330 sócios entre praticantes e não praticantes de voleibol e continua a ser há muitos anos o Clube com mais federados na zona centro e sul do país com uma forte influência no Concelho. A sede social hoje em dia tem um restaurante com esplanada e um campo de areia para a prática de voleibol de praia. 

ÉPOCA CAMPEÃO NACIONAL ESCALÃO
1975 / 76 Liceu de Oeiras JUVENIS Femininos
1979 / 80 Liceu de Oeiras * JUVENIS Masculinos
2008 / 09 CV Oeiras SÉNIORES Femininos (A2)
2010 / 11 CV Oeiras INICIADOS Masculinos
2011/12 CV Oeiras ** SÉNIORES Masculinos

* CAMPEÕES desportivamente mas não reconhecido oficialmente pela FPV

** CAMPEÃO do Continente II Divisão

© 2017 Clube de Voleibol de Oeiras. Todos os direitos reservados