História e Missão CVO

Grupo de alunos de 15 anos cria o Clube de Voleibol de Oeiras

Foi em Setembro de 1974 que um grupo de alunos de 15 anos do então Liceu Nacional de Oeiras cria a Associação dos Antigos e Atuais Alunos do Liceu Nacional de Oeiras (AAAALNO). O Clube passou ainda pelos nomes de Grupo Desportivo do Liceu Nacional de Oeiras (GDLNO) em 1976, Núcleo de Voleibol do Liceu Nacional Sebastião e Silva (NVLNSS) em 1977 até se fixar no atual nome de Clube de Voleibol de Oeiras (CVO) em 1997.

É assim que, a partir de 1974, o Núcleo se filia na Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) e inicia uma prática regular e organizada da modalidade. Na primeira época participa com cerca de 44 jogadores, distribuídos pelas equipas masculinas e femininas das categorias de Iniciados e Juvenis, tendo conseguido excelentes resultados, tais como, o 1º lugar de Juvenis Femininos e o 2º lugar de Iniciados Masculinos no Campeonato Regional e o 2º lugar de Juvenis Femininos no Campeonato Nacional.

Na época de 1976/77 realiza-se uma profunda alteração nas estruturas do núcleo adotando-se uma organização caracterizada principalmente pela responsabilização de todos os elementos, subdividindo-se as tarefas e criando-se grupos de trabalho orientados por uma comissão coordenadora composta por um elemento de cada grupo de trabalho.

Ainda em 1976/77 inicia-se uma campanha de dinamização do Voleibol na zona, coroada com a organização do torneio interno do Liceu Nacional de Oeiras onde participaram cerca de 400 alunos e com a campanha das praias de Santo Amaro e Carcavelos. 

Na época seguinte de 1977/78 o Núcleo continua a orientação da época anterior, apesar de forte oposição dos professores de Educação Física do Liceu, procurando continuar a dinamizar o Voleibol na zona, bem como o alargamento do sector federado a todos os que desejassem. 

Depois de um começo caracterizado pela recreação, o Clube de Voleibol de Oeiras (CVO) desenvolve e consolida hoje o seu percurso desportivo baseado numa gestão moderna com uma Direção executiva e uma Direção desportiva. Este percurso desportivo é também baseado na reputação que, desde o início, foi ganhando na qualidade da formação dos seus treinadores e jogadores e que se tem refletido em excelentes resultados competitivos.

É de realçar o facto de, na época de 1981/82, ter sido o Clube da zona sul do país com um maior número de atletas federados e o terceiro a nível nacional (138 atletas) tendo mantido até hoje este 1º lugar na zona centro e sul do pais.

Dos títulos conquistados destacam-se dezenas de títulos regionais e 7 títulos nacionais:

  • 1975/76: JUVENIS Femininos
  • 1979/80 JUVENIS Masculinos (CAMPEÕES desportivamente mas não reconhecido oficialmente pela FPV)
  • 2008/09 SÉNIORES Femininos (A2)
  • 2010/11 INICIADOS Masculinos
  • 2011/12 SÉNIORES Masculinos (CAMPEÃO do Continente II Divisão)
  • 2020/21 JUVENIS Masculinos
  • 2020/21 SENIORES Masculinos III Divisão
  • 2022/23 SENIORES Masculinos II Divisão
  • PRESENÇAS na I Divisão
    • Feminina épocas 1995/96 e 2010/11
    • Masculina época 2023/24

De referir que os atletas do CVO têm participado, com alguma regularidade, nos trabalhos das seleções nacionais jovens quer de pavilhão quer de praia e muitos têm também seguido um percurso em outros clubes nacionais de referência. 

Em Setembro de 1982, o trabalho do CVO foi reconhecido pela Câmara Municipal de Oeiras (CMO) que concedeu em direito de superfície o terreno onde se construiu a sede social, um primeiro marco na vida social e desportiva do clube. Em 1997 construiu-se também, na sede social, o campo de areia para a prática de Voleibol de Praia com o apoio da CMO. Também como apoio da CMO, e do patrocinador ERA Oeiras, foi realizado em 2017 um sonho de longa data: a aquisição duma carrinha de 9 lugares.

O CVO teve sempre uma forte influência no Concelho de Oeiras tendo sido reconhecido como “Entidade Referência” pela CMO no âmbito do desenvolvimento social e desportivo de jovens!

Depois de 49 anos, o CVO é um clube de referência no Voleibol em Portugal com cerca de 400 sócios e quase pleno em todos os escalões federados quer em Feminino quer em Masculino desde Minis a Seniores assim como equipas não federadas INATEL e Voleibol Social.


MISSÃO CVO: formar jovens através Voleibol de alta competição e valores CVO


VISÃO CVO: Mudamos vidas, moldamos o futuro!


VALORES CVO:

  • Responsabilidade, Espírito de equipa e Disciplina
  • Excelência, Perseverança e Dedicação
  • Amizade, Respeito, Tolerância e Solidariedade
  • Coragem, Igualdade e Inspiração